Foto: Divulgação

Todos nós conhecemos a já tradicional festa de debutante, ou festa de 15 anos certo? Pois é, mas você saberia dizer qual é o significado da troca de sapato em um cerimonial de 15 anos? 

Bom, é a partir desse momento que a aniversariante vai assumir responsabilidades e deixar a infância para trás. E neste contexto claro, celebrar esse momento especial é mais do que importante. 

Mas e a troca de sapato? Vamos lá, o significado da troca de sapato tem sim a sua importância. 

Foto: Divulgação

Essa troca significa a nova fase da menina, que agora está deixando a sua infância para trás e se tornando uma adulta. 

Na maioria das vezes, é o pai que faz essa troca do sapato da debutante e sendo assim ela ganhará o seu primeiro salto. 

Neste momento, ele demonstra a todos, que agora sua filha já está pronta para dar os seus próprios passos sozinha e poderá assumir responsabilidades diante da sociedade. 

Neste rito, estão as intenções e desejo do pai de que a filha, daquele momento em diante, tenha discernimento para que assim ela seja forte e mantenha os seus passos firmes e constantes na estrada da vida.  

Sempre sabendo que ele e sua família, estarão sempre por perto, dando apoio e rodeando-a de amor. 

Estes novos caminhos exigirão dela muita responsabilidade e amadurecimento. A troca de sapato, pode parecer fora de moda e sem graça para muitos, mas para algumas debutantes que querem a festa mais moderna isso é extremamente importante. 

E justamente por conta disso, acabam fazendo só para agradar aos pais. 

Sendo assim, você debutante ou mãe de debutante, que esteja lendo esse texto, converse para que ambas as partes, estejam de acordo com as escolhas do cerimonial. (principalmente a debutante). 

Foto: Divulgação

Ah, outra coisa que desanima a debutante de fazer esse rito é a falta da figura paterna presente, porém não é obrigatório que seja o pai que faça a troca do sapato. Pode ser a mãe, madrinha, padrinho, avô, avó ou quem for do seu agrado. 

Concordando, escolha um sapato lindo para esse momento, lembrando que não precisa ser um salto “15”, pois muitas meninas ainda não tem o costume e segurança para usar salto. 

Ressaltando também, que a aniversariante irá usar o salto até o fim do cerimonial. 

Foto: Divulgação

Bom, esperamos que você tenha compreendido a mensagem e gostado da nossa singela explicação, sobre o significado desse rito tão marcante nas cerimônias de debutantes. 

Compartilhe:

 

Deixe um comentário