foto: divulgação

Todos os anos nos deparamos com frases e peças publicitárias falando sobre o outubro rosa. Mas na verdade você sabe do que se trata toda essa mobilização? 

A Campanha do Outubro Rosa lembra a importância da prevenção ao câncer de mama. 

Essa campanha é realizada por inúmeras entidades, no mês de outubro, e é dirigida à sociedade civil, em especial às mulheres. 

Mas entre os temas do movimento, está a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. 

O nome da campanha remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades: o rosa. 

Durante o período, monumentos por todo o país se iluminam com essa mesma cor. 

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo, e apesar de também atingir os homens, as mulheres, acima de 35 anos, são o principal alvo. 

Foto: Divulgação

Previna-se! 

O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) orienta que todas as mulheres conheçam seu corpo e sempre que possível, seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano, façam o autoexame das mamas. 

Segundo o Inca, não existe técnica específica para a autopalpação e deve se valorizar a descoberta casual de pequenas alterações mamárias durante o toque. 

De acordo com o instituto, existe um elevado percentual de cura quando o câncer de mama é identificado em estágios iniciais, quando as lesões são menores de dois centímetros de diâmetro. 

Então lembre-se, previna-se, faça o autoexame e procure o seu médico regularmente. 

Compartilhe:

 

Deixe um comentário