A Festa de Debutante é o sonho de milhares de meninas mundo afora. Conheça os ritos tradicionais por trás da história e inove na hora de comemorar os seus 15 anos.

Foto: Divulgação

Que a festa de debutante é linda e sonhada por milhares de meninas mundo afora, isso é fato, mas será que você saberia dizer o real significado dessa tradição?

A tradição diz que a festa deve ser feita para meninas que vão completar 15 anos de idade. 

Ainda nos dias atuais as celebrações modernas ainda contemplam diversas das tradições antigas que tiveram origem ‘lá atrás’.  

‘Début’, (do termo debutante) é uma palavra de origem francesa que significa início ou estreia. 

Esse é um antigo rito de passagem da menina que a partir dessa festa se torna definitivamente mulher. 

A festa de debutante teve início na Europa antiga e foi trazida para o Brasil mantendo diversos dos seus costumes e tradições originais. 

Bom, agora que você já conhece o significado da palavra debutante e sua origem, vamos aos fatos. 

Leia: Debutante | Conheça 5 temas para a sua festa de 15 anos bombar!

Hoje em dia as festas de 15 anos mudaram bastante em relação a verdadeira essência da festa de debutante antiga, porém as tradições cerimoniais ainda se mantém, com algumas adaptações contemporâneas. 

A valsa 

Quem nunca se emocionou ao presenciar uma valsa? Pois é, realmente é um ato lindo e marcante, principalmente para a debutante. 

Essa é uma tradição que vem desde a época em que os bailes de debutantes eram realizados na Europa antiga, mas que até os dias de hoje é um rito presente nas festas de debutantes. 

A valsa representa a primeira dança da menina, que marca o fim da infância, entrando definitivamente para vida adulta ou de adolescente. 

Geralmente a primeira valsa é dançada com o pai, a segunda valsa com o avô, padrinho, tio ou amigo e a terceira valsa, com o príncipe de gala (essa é a parte que elas adoram). 

A jóia 

Pouco antes da primeira valsa, a debutante é presenteada com uma linda jóia por seu pai, que também é tradicionalmente o seu parceiro para essa primeira dança. 

Essa é outra tradição onde o pai presta uma homenagem à filha, presenteando-a com uma jóia  que pode ser um anel solitário, um colar ou pulseira

Foto: Divulgação

Na verdade essa jóia representa a passagem do tempo e a entrada da debutante na vida adulta, além da peça servir como um item que transforma a menina em mulher. 

A troca do vestido 

Outra parte da antiga tradição era que, na entrada da festa, geralmente a debutante aguardasse os convidados usando um vestido mais infantil. 

E porque isso? Nós explicamos, na verdade a ideia era que na hora da cerimônia da valsa e da entrega da jóia, a debutante se apresentasse para os convidados com um vestido diferente, mais adulto e decorado. 

A troca do sapato 

Seguimos com os ritos tradicionais da festa de debutante, além da troca do vestido, a aniversariante ainda faz a troca do sapato que simboliza, assim como a jóia e o vestido, a entrada na vida adulta. 

Antigamente como as crianças não tinham permissão para usar sapatos de salto, a troca do sapato baixo por um sapato de salto simboliza de fato a mudança da fase da vida infantil para a vida adolescente ou vida adulta. 

Foto: Divulgação

As 15 damas ou 15 casais 

Segundo a tradição são escolhidas 15 damas que podem ser acompanhadas por 15 cavalheiros, formando assim, quinze casais que irão entrar no salão e formar um corredor que antecede a entrada da debutante

Durante a valsa os casais devem segurar uma vela, onde a aniversariante ao dançar vai apagando uma a uma, as velas que na verdade simbolizam cada um dos seus quinze anos. 

Mas se você que vai ter a sua festa de debutante em breve, não quer seguir tantas tradições, é super permitido inovar e fazer algo mais moderno, contemporâneo de acordo com os seus gostos pessoais.  

Criar uma coreografia, ou uma valsa maluca está liberada e costuma fazer muito sucesso entre os convidados. 

Na hora de planejar a sua festa de debutante é sempre importante contar com a ajuda de profissionais especializados na área, dessa maneira a organização e realização do seu sonho estará nas mãos de quem realmente entende do assunto. 

Outra dica, escolher um local adequado, que esteja de fato preparado para receber um evento desse porte faz toda a diferença. 
Bom, agora que você já conhece toda a história e mística por trás dessa que é uma das festas mais aguardadas por meninas do mundo inteiro, é só se organizar, planejar e colocar em prática o seu sonho de menina.

Compartilhe:

 

Deixe um comentário