Dentre tantos adornos e detalhes, podemos concordar que a cereja do bolo de toda noiva é o buquê. Uma tradição de séculos que permanece até hoje, ganhou vários significados e variações, desde as mais clássicas até as mais inusitadas.

Fotografia: @isaaraujofotografias

Segundo Debora Camargo, especialista em arranjos, a tradição não tem uma data, nem comprovação. Porém na tradição romana era um momento onde a mãe oferecia ramos de flores para perfumar a noiva e essa nova fase. Assim como na tradição da idade média, a noiva até o caminho do altar, recebia flores e ervas como desejo de boa sorte e felicidade. Já na tradição grega, as noivas ofereciam flores para Hera, deusa do casamento, fertilidade e proteção feminina.

TENDÊNCIAS

Para algumas noivas, atualmente, o buquê não tenha esses significados, porém é levado muito a sério! É considerado as flores da época, priorizada as referências da noiva, paleta de cores e sua personalidade. “Afinal, é uma joia preciosa única e exclusiva que irá traduzir a essência da noiva através das flores”, complementa Debora.

Todo ano, surgem novas tendências e, em sua maioria, estrangeiras. O queridinho da vez é o buquê assimétrico/desconstruído, por ser personalizável e versátil. “Combina tanto com casamentos diurnos como noturnos, no campo, na cidade, na praia”, conta Debora. As tendências estão aí, mas o buquê se adequa conforme a cerimônia, modelo de vestido e, mais que isso, à noiva. 

Fotografia: @isaaraujofotografias

PEDIDOS INUSITADOS

Existem outros formatos de buquê, desde o clássico, como o modelo redondo até os mais inusitados, como o buquê de um flor apenas e buquês com vegetais ou ervas! A Debora conta: “Foi uma noiva que gostaria que tivesse rúcula no buquê dela. Esse casamento ainda não aconteceu (será em 2022) . Mas, definitivamente, foi o pedido mais inusitado”

Uma certeza de tudo é que sem buquê a noiva não fica, pois suas possibilidades são infinitas e há profissionais, assim como Debora, que correm atrás para o sonho do buquê ideal ser concretizado. Até mesmo para noivas que não gostam de flores, tem a opção com flores desidratadas, tendo como vantagem ser uma recordação eterna do grande dia e ser utilizado na decoração de casa. “É importante entender todos os desejos da noiva e ter certeza de que ela vai ficar satisfeita e feliz com o resultado final do buquê.”, completa. 

Fotografia: @isaaraujofotografias
Compartilhe:

 

Deixe um comentário